quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Toca do Caboz - Since 1949

Era tempo de guerra colonial, centenas de cadetes, futuros oficiais milicianos, recebiam a sua breve, mas intensa, formação militar em Mafra. África era o destino. Fazer a guerra e voltar vivo e inteiro era o grande objectivo.

A preparação física e psicológica, a motivação e liderança, a táctica e estratégia, ministradas na Tapada, eram intensivas e desgastantes, mesmo para gente de 20 e poucos anos.

Havia que compensar o corpo e a alma de tão grande desgaste e logo que a hora da liberdade chegava,  a corrida para a Toca do Caboz na Ericeira ganhava foros de prioridade. Ali chegados e garantido o lugar à mesa, o resto ficava por conta da imaginação e da perícia culinária das irmãs Ana Maria e Odete.

Para minha surpresa, passados todos estes anos, reencontrei a Toca do Caboz, o magnífico restaurante de outrora, a funcionar em pleno, agora sob a gerência do sobrinho Luis.

Como um final de tarde de Junho, degustando um petisco dos deuses - choquinhos à moda da casa - nos pode fazer reviver intensamente o passado?

Um passado, já longínquo, de mais de 40 anos!

Há coisas que não morrem!

1 comentário:

imenso-pedro disse...

Recordar, neste caso para alem do proveito, é viver. Cada vez mais a vida deve ser preenchida e da melhor maneira possivel. Haja saúde e ... tudo o mais.