segunda-feira, 19 de abril de 2010

Da Sopa da Pedra à Nova Esquerda

                                             Foto: ATP

Almeirim, 17 de Abril de 2010

Da lenda da sopa da pedra, recordo que o frade chegou a uma localidade, meio cansado e com a barriga a dar horas, bateu à porta dum simpático casal de idosos, dizendo-se capaz de fazer uma maravilhosa sopa a partir da pedra que empunhava. E, iludindo os hospedeiros, conseguiu fazer uma deliciosa refeição com os melhores produtos que estes, com o seu trabalho, semearam, criaram e colheram. E depois de reconfortado, o frade lavou a pedra e saíu para pregar noutra freguesia...

Enquanto comia a excelente sopa da pedra no restaurante pioneiro da dita, em Almeirim, constatei então que esta lenda, nos tempos que correm, não poderia ser mais actual e, mais grave ainda, estes "frades" ilusionistas multiplicaram-se exponencialmente e estão em todos os lugares do poder e de decisão.

E o país parado, com os seus cidadãos descontentes, protestando entre si, insultando, dizendo mal, mas cada vez mais acomodados no seu sofá, seguindo as quotidianas novelas de mais um escândalo que agora abrem, por regra, os telejornais.

Mas para contrariar e combater esta actual situação é necessário lançar os fundamentos de uma nova sociedade, como prevê a Declaração Política do Movimento Nova Esquerda, que tive a oportunidade de ouvir na Assembleia de Almeirim e da qual extraí o parágrafo seguinte.

"Uma nova sociedade solidária, submetida aos valores supremos da justiça, que saiba valorizar os méritos de todos quantos contribuem para o progresso social e que seja capaz de punir quem comete crimes graves, uma sociedade criativa na cultura, na educação, nas artes e na economia, uma sociedade ecológica que saiba preservar os seus recursos e a diversidade da natureza, que combata o desperdício e promova o consumo inteligente e adequado ao desenvolvimento justo e equilibrado dos cidadãos num quadro de sustentabilidade económica e ecológica, uma sociedade que valorize a felicidade individual, uma sociedade que invista no conhecimento e na ciência."

Foto: ATP

3 comentários:

omitodesisifo disse...

LI depois parte do Manifesto e sobretudo como termina: "que as metas políticas e os ideais da esquerda possam ser alcançados através de um partido único (com o toda a gente de bom senso parece concordar), de um estado centralizador (também me parece ser consentâneo com o desejo de uma sociedade com iniciativa pública) e de uma economia estatizada(aqui já me parece escorregar para a ideia das privatizações tão cara a uma direita pseudo social-democrata que coloca na mão dos privados sectores monopolistas e básicos da economia)". O Manifesto aproxima-os de um defunto "Compromisso Portugal" envolvido em celofane...A ver vamos se não será mais um tiro de pólvora seca de um grupo que se quer apropriar do que resta de capacidade do estado de olhar pelo "essencial" da maioria, nomeadamente a Saúde e a Educação cujo acesso democrático é indispensável para facilitar a mobilidade social.

omitodesisifo disse...

faltou dizer na entrada que o Movimento "não acredita" que as metas políticas e os ideais de esauqerda possam ser alcançados..."
Aqui fica o esclarecimento.
Aquele abraço.

imenso-pedro disse...

Meu caro amigo
Na situação presente desconfio, tenho dúvidas, que já nem o Frade com a pedra ( na minha terra é CALHAU ), a NOVA ESQUERDA ou outra ... conseguem colocar a carruagem nos carris.
Onde chegamos!!! Esconder para quê?!!! No final a ...