sexta-feira, 27 de março de 2009

Quando a realidade é diferente do que nos contam

Há personalidades que só conhecemos através dos meios de comunicação social.

A ideia que vamos formando sobre cada uma dessas personalidades é fortemente influenciada por aquilo que a espaços vimos, ouvimos ou lemos sobre o seu comportamento, atitudes ou acções que desenvolvem na sua vida profissional, política, e social, que inclui, de acordo com o maior ou menor grau de mediatismo, a sua vida particular e privada.

Eu próprio, aqui o confesso, vou construindo, por falta de aprofundamento do conhecimento ou por acreditar em muito daquilo que ouço, imagens distorcidas dessas personalidades.

É como comprar produtos pelo design da embalagem e não querer saber do conteúdo.

E muitas vezes temos surpresas quando o conteúdo nada tem a ver com a embalagem e o mesmo é dizer quando nos demonstram que a realidade é diferente do que nos contam.

Estou a falar de Pedro Santana Lopes, ex-Primeiro Ministro de Portugal e candidato à Câmara Municipal de Lisboa nas próximas eleições autárquicas e que ontem jantou em ambiente de tertúlia no restaurante-arte No Carvão (Ou talvez não…).

Em ambiente descontraído, Pedro Santana Lopes, revelou porque é um homem que incomoda muita gente em todos os quadrantes políticos, incluindo o seu, mostrando que conhece profundamente e ao pormenor todos os temas quer sejam de Lisboa, onde é novamente candidato, quer sejam do País, que já governou embora por escasso tempo.

Apreciei especialmente a empatia que Pedro Santana Lopes provocou na tertúlia, maioritariamente constituída por pessoas não alinhadas com o seu partido, e a sua simpatia na pequena conversa que tivemos.

Utilizo uma célebre frase de Pedro Santana Lopes num Congresso do seu Partido para lhe dizer:

“Continue a andar por aí”!



Fotos: João Cláudio Fernandes

2 comentários:

Mada disse...

TP parece-me que valeu a pena a Tertúlia do Santana...Pena ter faltado...gostava de ter ouvido o que ele quer fazer pela nossa bela cidade.

ATP disse...

Olá Mada!
De facto valeu a pena ouvir Santana Lopes em ambiente informal e descontraído. Pareceu-me um político sincero, interessado e com uma boa dose de humildade ao contrário de outros que agora andam por aí.