terça-feira, 14 de setembro de 2010

Os Aposentos do Senhor Reitor


Seminário Velho em Donas
Quando em 1953 Vergílio Ferreira publicou o seu livro Manhã Submersa ainda eu era uma criança na idade pré-escolar.

Sem capacidade para a leitura ainda, mas com a percepção que ao meu redor algo se comentava sobre o conteúdo da narrativa vivida pelo personagem António Lopes, aluno do Seminário, e que anos mais tarde, quando pude ler e compreender o livro, constatei ser o alter-ego do escritor, durante a sua formação no velho edifício que foi seminário católico ali a 200 metros da minha casa. Uma outra das figuras centrais do livro era o Reitor, naquele ano já retirado na sua casa de Donas, justamente ao lado da minha e com quem convivia diariamente, provocou em mim  uma sensação de profunda curiosidade e de mistério. Afinal a lenda criada pelo livro era uma realidade com figuras e factos do meu dia a dia e ao meu inteiro alcance.


Vergílio Ferreira com o realizador Lauro António
junto ao antigo Seminário

O vestuto edifício do antigo seminário era já nesse ano um casarão desabitado, misterioso e em decadência. E o Reitor, apesar do perfil descrito na Manhã Submersa não corresponder à minha visão, era afinal o Monsenhor que me ensinava a ler latim para o poder acolitar na missa que rezava diariamente na sua capelinha privada na porta ao lado da minha.

Nos anos subsequentes o antigo seminário, transformou-se em Obra de Socorro Familiar para rapazes de famílias desestruturadas mais uma vez sob o impulso do Monsenhor, que concomitantemente era deputado na Assembleia Nacional do Estado Novo.


Meio século depois o antigo seminário adaptou-se aos tempos modernos e é hoje um magnífico hotel - o "Príncipe da Beira".

Hotel Princípe da Beira (Antigo Seminário)
Foi com grande emoção que há pouco dias voltei a entrar naquele lendário edifício para ali pernoitar e o acaso destinou-me um quarto na ponta norte do primeiro andar, precisamente o lugar dos aposentos do Senhor Reitor.


1 comentário:

imenso-pedro disse...

Porquê tudo não é assim?! Evolução, transformação. Caro amigo ATP o Seminário hoje é um magnífico Hotel. Ficou feliz. E a coincidência do Quarto?