quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As Sardinhas de Outono

Aos dois provérbios populares portugueses que conheço:
"No S. João, a sardinha pinga no pão."
"Quem em Março come sardinha, em Agosto lhe pica a espinha."


junto-lhe um terceiro inventado agora por mim:
"Quem no Outono come sardinha é porque em Portugal se aninha."




Conrad, um cidadão do mundo com origem italiana, meu antigo companheiro de trabalho em Portugal e sua mulher Cecília, peruana de alma e coração, intercalam agora a sua vida entre o Perú e o nosso país.
E para lembrar que quem em Portugal se aninha mesmo no Outono come sardinha, aproveitaram um quente e solarengo dia de Outubro para uma degustação da dita cuja com os amigos.
E o ambiente na sua magnífica casa de Cascais não poderia ter sido melhor:

Sol, sabor a mar e uma boa conversa entre velhos conhecidos









Buona fortuna, Conrad, "El Capitano"!             

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ao Chícharo o que é do Chícharo!


Quer ir ao Festival do Chícharo em Alvaiázere?

Esta pergunta do meu amigo António, jornalista e homem da cultura, deixou-me atordoado e um pouco complexado. Não fazia ideia do que era o Chícharo e para chegar a Alvaiázere teria que utilizar o GPS.

Mas não dei parte de fraco!
No dia combinado lá seguimos viagem a caminho do Festival e, eu, confiante, com a noção de entretanto ter sabido quase tudo sobre o Chícharo e Alvaiázere.

Mas uma coisa é aquilo que imaginamos e outra é a realidade bem diferente.

Afinal, o Chícharo, a leguminosa, que outrora saciava os estômagos de gente com fome, tinha evoluído extraordinariamente e, através da criatividade dos alvaiazerenses, transformou-se numa iguaria gastronómica com diversificada aplicação na ementa alimentar.

Degustar o Chícharo numa sopa, como acompanhamento de um lombo de bacalhau frito, num prato de carne, num pudim, numa tarte ou em licor é uma sensação que se recomenda.

Aliás, o debate na Casa da Cultura - um dos muitos equipamentos sociais de grande nível em Alvaiázere - "O que é bom terá de acabar?." Práticas Gastronómicas do Passado para o Presente - muito bem moderado pelo meu amigo António Manuel Pinho, demonstrou isso mesmo.



Brindo ao Chícharo com o que é do Chícharo!

O seu licor...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Contributo do General



O General Lages Ribeiro, um especialista na área da defesa, das relações internacionais e da estratégia, meu prezado amigo e companheiro das tertúlias de 6ª feira, surpreendeu-me, num destes dias, com a sua publicação "DICIONÁRIO DE TERMOS E CITAÇÕES DE INTERESSE POLÍTICO e ESTRATÉGICO".

Um trabalho notável, feito de recolha e selecção, ao longo de uma vida, de citações obtidas na sua maioria na imprensa diária e semanal (nacional e estrangeira) e cuja função é esclarecer o significado e o âmbito dos termos ou expressões em análise.

Não é um dicionário tradicional mas sim, como escreveu Adriano Moreira, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa:

Um surpreendente e excelente dicionário (...) muito útil, sobretudo no sentido de melhorar os apoios dos comentaristas (...) Mas também para o trabalho diário, designadamente de estudantes que necessitam de coisas mais seguras do que as que costumam utlizar.



 A minha vénia, General, pelo seu enorme "CONTRIBUTO".