sábado, 5 de dezembro de 2009

A Tibórnia

A definição de Tibórnia que encontrei nos dicionários:

- Pão quente embebido em azeite novo.
ou
- Refeição que se usa nos lagares de azeite e que consta de bacalhau cozido, batatas e couves, tudo temperado com azeite novo.
Muito, muito, azeite novo! (acrescento, agora, eu...)

corresponde inteiramente à imagem que guardo da minha juventude quando acompanhava nos lagares a transformação das nossas azeitonas (como custavam a colher e a apanhar!...) em azeite.
Era uma sensação única, poder estar dentro de um lagar de azeite no frio mês de Dezembro em plena Beira. O contraste das condições criadas no interior pelas enormes caldeiras aquecidas com fogo de lenha, com as condições adversas do clima (chuva, neve e frio) no exterior, proporcionavam um bem estar muito difícil de descrever. A festa no lagar completava-se comendo as enormes fatias de pão torrado que se embebiam directamente na bica do azeite acabadinho de nascer.
Mas a tibórnia era também uma lauta refeição, à base de couves e batatas que literalmente nadavam em fundos pratos de azeite, oferecida pelos donos do lagar aos seus amigos (como era difícil um convite...) quando a funda era boa!

Hoje há Tibórnias para vários gostos.
Servidas com pratos regionais nos melhores restaurantes da cidade, integradas no 6º Festival da Tibórnia que se prolonga até 15 de Dezembro no Fundão.


Sinais dos tempos modernos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia mas deve ser maravilhoso e deslumbrante.
O nosso Portugal profundo tem coisas ...
P. T.

ATP disse...

Obrigado, Pedro, pela visita. Claro que as tibórnias de hoje em dia servidas nos restaurantes são diferentes e já não têm a magia de outrora...
Um abraço