segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Homem do Chapéu



Poderia ser uma imagem de Natal dada a quadra que estamos a atravessar e tal é a magia que a personagem encerra.

Menos frequentemente que outrora, agora praticamente só na semana natalícia, percorro a pé a rua mágica da cidade. Mágica pelas novidades e exclusividade de artigos que não vejo em mais lado algum. Só ali, naquele comércio, tradicional, intemporal e em que cada porta é uma loja.

Na mais comercial rua da cidade - a rua da Cale - este "Homem do Chapéu" continua alheado à evolução dos tempos e mantém-se fiel ao seu criador, permanecendo inamovível no seu lugar de estrela, bem no centro da montra da casa dos chapéus, há mais de meio século.

Esta figura, de rosto jovem com bigode dos anos trinta, continua a promover o chapéu-tipo daqueles anos sem se importar com a moda e o desuso da peça.

Desde que me conheço, que conheço esta imagem iconográfica, a quem, eu própio, enquanto jovem adolescente, me rendi, quando na sua cabeça brilhava o célebre modelo borsalino.

Parafraseando o anúncio hoje em voga: Podia percorrer a rua da Cale sem o "Homem do Chapéu" ? Poder, podia, mas não era a mesma coisa...

O "Homem do Chapéu" é um ícone!

Não só da rua mas também da cidade.

1 comentário:

imenso-pedro disse...

«!?« O homem do chapeu «?!«
"" Chapeus há muitos "". Frase que ficou e perdura.
Caro amigo, tanta coisa que nos marcou, marca e continuará...
Um belissimo NOVO ANO com saúde e tudo o possivel e do melhor na vida.
P. Teixeira