segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Boas Festas!



A Quadra não deixa ninguém indiferente.

Habituamo-nos nesta época a alinhar um sorriso ou um cumprimento mais efusivo mesmo para aqueles que em regra passam ao lado da nossa vida quotidiana.

Mas Porquê?

Não é na vida do dia a dia que muitas vezes mais precisamos de um gesto ou de uma atenção especial de quem, frequentemente, nem sequer sabemos o nome?

O meu sentimento para com o calendário, as datas assinaladas e tudo o que é "obrigação" vai se desvanecendo com o andar dos anos e prefiro recordar a vivência, materialmente espartana, mas solidária, da minha juventude.

Mas tudo evolui, até o Natal!

Então, Boas Festas!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O Meu Vizinho Pai Natal


É verdade, tenho o Pai Natal no prédio!


O meu vizinho Severino, já o sabia, é um homem das artes com obra no teatro, na televisão e na poesia.

Há dias tive outra surpresa: O meu vizinho Severino também é escritor!

A sua vivência de "Pai Natal", durante a quadra natalícia no maior centro comercial do país, nos últimos anos, deu-lhe a oportunidade de falar, de ouvir e de conviver com milhares de crianças e, curiosamente, também com muitos adultos que ainda acreditam na personagem.

O Pai Natal ou melhor, Severino Moreira, decidiu compartilhar os sonhos e as confidências que espontaneamente lhe foram transmitidas por quem não mente - as crianças e alinhou em livro uma série de estórias. Situações reais, que comovem, emocionam e mostram a vida que incrivelmente nos vai passando ao lado.


O Pai Natal existe mesmo e é o meu vizinho Severino !

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Tertúlia com Otelo




A curiosidade de conhecer pessoalmente, de ouvir a sua voz, de trocar uma palavra, de confirmar a sua autenticidade, levaram-me a participar no 1º Jantar-Tertúlia organizado pelo Restaurante No Carvão (ou talvez não...) com Otelo Saraiva de Carvalho.
Estratega da Revolução de Abril e herói nacional, pelo menos para muitos da minha geração, Otelo mostrou, passados que já estão mais de 34 anos, toda a sua pujança de operacional e a razão porque foi tornado líder pelos seus pares.
O seu discurso enérgico, a total convicção que ainda mantém da sua utopia ideológica, a sua humildade no reconhecimento do que correu menos bem e a sua capacidade de ouvir e dialogar tornaram as mais de cinco horas de convívio um verdadeiro prazer para todos os que tiveram o privilégio de estar presentes.
O General Otelo com os seus 72 anos, que agora conheci pessoalmente, está igualzinho ao Major Otelo de 38 anos que conheci somente através da televisão.
Eu que, como oficial miliciano, participei na guerra em Angola e que posteriormente vivi intensamente a Revolução de Abril, que já esperava, curvo-me perante tão brilhante personalidade.
Parabéns a Otelo e ao Restaurante-Arte No Carvão (ou talvez não...)!


General Otelo Saraiva de Carvalho com ATP

Verde Maio

Recomeçar, reaprender a viver é voltar à primavera. É desfrutar de Maio, de Maio Verde!